07/03/2008

A Comercialização dos Ovos de Páscoa

A COMERCIALIZAÇÃO
Com a chegada da Páscoa, o consumo de chocolates cresce, principalmente aqueles em forma de ovo. Nem mesmo com os preços elevados consegue tirar a tradição de presentear as pessoas com ovos de Páscoa. Na carona da festa religiosa, os supermercados faturam nas duas semanas que antecedem a Páscoa, cerca de 220% a mais no item dos chocolates, que nos demais meses. Conforme o gerente de supermercados, Sr. Ribas, dos 50 mil ovos achocolatados encomendados às diversas fábricas, 30% quebram no transporte, manuseio e/ou vandalismo, forçando os supermercados a baixarem os preços após o período da Páscoa.

Das 35 crianças na faixa etária dos 08 aos 14 anos, entrevistadas nos três maiores mercados de Salvador, 35 gostam do alimento à base do cacau. Algumas chegaram a falar que “deveria existir duas ou três Páscoas por ano”, só para saborearem mais chocolates. Adultos também se manifestaram a favor dos ovos. Sendo que alguns, devido aos diversos tipos de doenças, não podem se dar ao luxo de se comparar com as crianças.

Os olhos de Bruno, 07 anos, brilham. O garoto fica sem saber o que escolher diante de tanta variedade de cores e sabores. São os ovos de Páscoa que já enchem as prateleiras em pequenas lojas e grandes supermercados. Por enquanto, a maioria dos consumidores está apenas pesquisando os preços. Mas os comerciantes de Salvador apostam alto. Querem vender entre 15% a 20% mais em 2008 que no ano passado, quando atingiu a marca de 50 mil toneladas, equivalente ao volume que daria para encher 50 piscinas olímpicas.

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